21 de março é considerado um marco na luta contra o racismo. Nesta data, em1960, 69 pessoas negras foram massacradas em Joanesburgo, África do Sul. A luta era contra a Lei do Passe, onde negros seriam obrigados a portarem um cartão que continha os locais onde seria permitida sua circulação. Embora fosse uma manifestação pacífica, a polícia do regime Apartheid abriu fogo, matando 69 pessoas e ferindo mais de 100.
A ONU, definiu este dia como Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Poucas pessoas ainda conhecem a importância dessa data como mais um passo por essa luta que perdura por séculos. Acho interessante que muitos dizem: "Não é tanto assim. Tudo para os negros se torna motivo de racismo."
Eu falo para essas pessoas o que é ser perseguido dentro de um supermercado, ser parado por está em um carro de boa aparência, ser barrado em alguns lugares, ter sua casa invadida como suspeita sem prova, e assim vai em muitos outros casos.
Esta luta ainda não terminou. Espero que o que hoje ainda é um sonho se torne realidade, como sermos olhados como integrantes de uma sociedade. Não como peças de leilão ou feira. Por que ser negro para muitos ainda é motivo de escárnio?
Fica aqui mais uma reflexão, e o desafio para quem ainda não sabe o que é empatia.
Social Chat is free, download and try it now here!