Entre os dias 18 e 20 de novembro de 2022, a Associação Quilombola realizou o Encontro da Liberdade com uma vasta programação, contendo a I Feira Literária do Quilombo Machadinha (em parceria com a revista Revista África e Africanidades), feira de artesanatos e produtos da agricultura familiar e o Festival de Cozinha Quilombola: temperos de Mãe Preta, além da tradicional feijoada, roda de Jongo e boi malhadinho.
O evento teve como objetivo provocar reflexões sobre a Consciência Negra e a luta das comunidades negras e quilombolas na garantia de seus direitos. Todos os dias foram organizadas oficinas, rodas de conversas e manifestações culturais na Casa de Artes, Memorial, nas tendas e no terreiro da comunidade.
No domingo, o dia foi marcado pela missa afro, homenagem aos familiares da mestre Mãe Preta e o almoço servido com os principais pratos que eram preparados por ela e demais companheiras. Todos os pratos foram rememorados nas oficinas de culinárias organizadas antes do evento pela associação quilombola.
A I Feira Literária do Quilombo Machadinha teve a participação especial da escritora Maria Lisbõa, integrante da UNEGRO Quissamã.
Social Chat is free, download and try it now here!